sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Um Meta-Modelo para o MER

1.0 - Introdução


O ponto de partida para a construção de um meta-modelo para o MER(Modelo Entidade Relacionamento) é a visão (ponto de vista, enfoque) da Realidade como uma Rede de Elementos (Fenômenos da Realidade).

Dentro dessa visão a Realidade é composta por elementos em permanente interação (relacionados).


Tendo essa visão como ponto de partida podemos emergir para um novo nível do nosso meta-modelo.

Nesse nível (Nível do Conhecimento) que emerge a partir dos Elementos da Realidade, podemos estabelecer, de forma simplista, que a Realidade ou o nosso Conhecimento sobre a Realidade é composto de Conceitos.

Assim como os elementos da realidade interagem entre si (relacionam-se), os conceitos também interagem entre si (relacionam-se), através de um tipo específico (mecanismo específico) o qual iremos chamar de abstração (mecanismo de abstração).

Conceitos são construídos (emergem) a partir dos Elementos da Realidade. Em outras palavras, Conceitos representam um conjunto (classe) de Elementos da Realidade.


Conceitos são construídos (emergem) a partir dos Elementos da Realidade, por meio de um tipo específico de interação – abstração do tipo classificação.


O próprio Conhecimento, então, também pode ser visto como uma Rede de Conceitos em Interação. Essas Interações são os Mecanismos de Abstração.

2.0 - Componentes Estruturais do MER

Os Componentes Estruturais do MER visam representar (modelar) a visão (aspecto ou enfoque) estrutural (estruturas) da Realidade.


Os Componentes Estruturais do MER podem ser classificados através da seguinte hierarquia:


  1. Componentes a nível de elemento (representam ou modelam Elementos da Realidade) :
    Entidade
    Relacionamento
    Valor

  2. Componentes a nível de classe ou conceito (representam ou modelam Conceitos que representam ou modelam o Conhecimento sobre os Elementos da Realidade)
    Entidade Tipo
    Relacionamento Tipo
    Atributo

3.0 - Componentes Comportamentais do MER

Os Componentes Comportamentais do MER visam representar (modelar) a visão (aspecto ou enfoque) comportamental (comportamento ou processos) da Realidade.


Nesse ponto podemos acrescentar outro componente da Realidade – as Leis da Natureza as quais incorporamos ou representamos em nosso conhecimento como Regras (Teorias, Modelos, Conjecturas, ...).


Os Componentes Comportamentais do MER podem ser classificados através da seguinte hierarquia:

  1. Regras de Restrição de Integridade (representam ou modelam Regras de Negócio que restringem as mudanças de estado atuais dos Elementos da Realidade) :
    Identificação
    Cardinalidade
    Repetição
    Cobertura


  2. Regras de Derivação, Inferência ou Cálculo (representam ou modelam Regras de Negócio que estabelecem um estado futuro para os Elementos da Realidade)

As Regras de Negócio (RN), dentro do domínio dos bancos de dados, podem ser especializadas em Regras de Restrição de Integridade ou mais simplesmente Restrições de Integridade (RI) e Regras de Derivação (RD).


Podem existir outros tipos de Regra de Negócio, não tão relevantes para o domínio dos bancos de dados.


As Restrições de Integridade podem ser mais especializadas em: Cardinalidade, Repetição, Identificação e Cobertura.


Podem existir outros tipos de Restrições de Integridade além das acima mencionadas e serão tratadas genericamente como RI.


Outros modelos possuem RI próprias que não existem no MER.

4.0 - Mini-Mundo – Domínio do Problema – Domínio do Conhecimento Organizacional

Uma outra forma de enfocarmos a Realidade é por meio do conceito de Conhecimento.


O Conhecimento pode ser definido, de forma simplista, como um conjunto de Fatos (informações) e um Conjunto de Regras.


O Conhecimento Organizacional pode ser definido por especialização de Conhecimento como sendo composto de Requisitos de Informação (Fatos Organizacionais) e Regras de Negócio (Regras a Nível de Negócio).


Um Mini-Mundo (Parcela da Realidade, Domínio do Problema, Domínio do Conhecimento Organizacional) é composto de Regras de Negócio e Requisitos de Informação.


Os Conceitos que constituem a base do nosso Conhecimento compõem os Requisitos de Informação e as Regras de Negócio.


Nenhum comentário: