sábado, 23 de agosto de 2008

Atributo

Um atributo é definido a partir de um conjunto de valores com características semelhantes (domínio) e visa representar (qualificar ou quantificar) uma propriedade ou característica de uma Entidade-Tipo ou de um Relacionamento-Tipo.

É um conjunto de símbolos ou valores semelhantes que pode ser associado a uma Entidade-Tipo ou a um Relacionamento-Tipo.

"Atributo é um dado elementar que retém informação sobre uma entidade" [GANE].

"Cada entidade possui atributos básicos que a caracterizam" [ATRE].

"Um atributo pode ser uma propriedade que não tem sentido em si mesma, existindo apenas para caracterizar uma entidade, como o caso do nome. Atributo também pode ser um objeto que poderia ser visto como entidade mas que, no contexto das atividades da empresa, figura apenas para caracterizar uma entidade, como seria o caso de um dependente de um empregado" [FURTADO].

"Atributos são propriedades que definem o significado principal de uma entidade ou relacionamento. No caso de entidade, seus atributos independem dos atributos das outras entidades que lhe estiverem associadas"[CRISOSTOMO].

"Um atributo é uma percebida propriedade de uma entidade, ou uma percebida propriedade de um relacionamento, no universo de discurso"[ISO].

Um atributo é uma propriedade de uma entidade ou de um relacionamento, podendo ser visto como uma função ou uma relação matemática que mapeia de um conjunto de entidades em um conjunto de valores, definindo sobre este último um subconjunto válido de valores.

Um atributo define um subconjunto de um conjunto de valores sobre um domínio definido por uma função de atribuição e que visa representar características ou propriedades de entidades-tipo ou relacionamentos-tipo.

São as seguintes as categorias de atributos:

a) Atributos simples ou atômicos: são atributos que não podem ser divididos em

sub-partes uma vez que não haveria um significado associado a essas subpartes;

b) Atributos compostos:são atributos que podem ser decompostos em sub-partes (outros atributos) com algum significado associado a essas sub-partes. O valor de um atributo composto é a concatenação ou agregação de valores dos seus atributos simples. Atributos compostos são úteis quando algumas vezes nos referimos a eles como um todo, não nos importando os seus componentes e outras vezes quando nos referimos somente aos seus componentes;

c) Atributos mono-valorados: um atributo é mono-valorado quando ele determina no máximo um valor de um determinado domínio;

d) Atributo multi-valorado: um atributo é multi-valorado quando ele determina diversos valores (n) de um domínio;

e) Atributo opcional: um atributo é opcional quando uma dada entidade ou relacionamento não tiver valores de um domínio a eles associados. Atributos opcionais são atributos que aceitam o valor nulo. Nulo é um valor especial, usado para representar "valor desconhecido" ou "valor não aplicável". Não sendo a mesma coisa que espaço vazio ou zero; e

f) Atributo mandatório (obrigatório): um atributo é mandatório quando uma dada entidade ou relacionamento tiver pelo menos um valor de um domínio a eles associado.


image

image

image

Um comentário:

Anônimo disse...

Sim, provavelmente por isso e