sábado, 23 de agosto de 2008

Relacionamento

Relacionamento é um fenômeno da realidade que representa uma interação (ligação ou conexão) entre entidades (elementos da realidade), com um significado relevante dentro de um mini-mundo.

Um relacionamento não possui existência nem identificação próprias. Para existir ele depende da existência das entidades que participam dele. Para ser identificado ele depende da identificação das entidades que participam dele.

Um relacionamento envolve no mínimo duas entidades (relacionamento binário), podendo envolver três entidades (relacionamento ternário) e assim sucessivamente.

Os relacionamentos mais comuns são os binários que são também os mais flexíveis pois exigem do usuário o conhecimento prévio de apenas duas entidades.



Não é muito comum mas podem existir relacionamentos entre relacionamentos ou entre entidades e relacionamentos.

"Relacionamento é uma associação entre entidades. Por exemplo, PAI-FILHO é um relacionamento entre duas pessoas (entidades)"[CHEN].

"Um relacionamento é uma associação, com um significado, entre entidades" [FURTADO].

"Um relacionamento entre duas classes de objetos (entidades-tipo) é um mapeamento que associa cada objeto de uma classe a um número de objetos (entidades), possivelmente nenhum, da outra classe"[VIDAL].

"Um relacionamento é uma percebida associação entre entidades no universo de discurso"[ISO].


Relacionamento

Nenhum comentário: