sábado, 23 de agosto de 2008

Entidade

Antes de tentarmos definir os conceitos de entidades e entidade-tipo, iremos recordar alguns conceitos da teoria dos conjuntos.

O conceito de conjunto como uma coleção arbitrária de objetos é provavelmente o mais básico conceito da matemática moderna. A noção de conjunto não é suscetível de definição precisa a partir de definições mais simples, ou seja, é uma noção primitiva, introduzida de modo explícito no século passado pelo matemático russo GEORG CANTOR.

Segundo N. BOURBAKI (THÉORIE DES ENSEMBLES): "Um conjunto é formado de elementos suscetíveis de possuírem certas propriedades e de terem entre si, ou com elementos de outros conjuntos, certas relações".

Entidade é "qualquer coisa" (fenômeno do tipo elemento da realidade) que possui existência própria ou identificação (identidade) própria, dentro de um determinado mini-mundo.

Em outras palavras, uma entidade (A) para existir ou para ser identificada, em um mini-mundo, independe da existência ou da identificação de qualquer outra entidade (B). Ou seja, se (B) deixar de existir (A) continuará a existir.

Uma Entidade pode ser um elemento com existência física: uma pessoa em particular, um carro, uma casa ou um empregado, ou pode ser um elemento com uma existência meramente conceitual: um curso, uma matéria.

"Uma entidade é uma coisa que pode ser identificada distintamente. Uma pessoa, companhia, evento são exemplos de entidades"[CHE].

"Uma entidade é alguma coisa sobre a qual armazenamos informações". [GAN].

"Uma entidade é uma pessoa, lugar, coisa, evento ou conceito a cerca dos quais a informação é registrada"[ATR].

"Uma entidade é um objeto que tem existência própria quando considerado no contexto de atividades da empresa. Uma entidade é descrita por seus atributos.

Por exemplo, a entidade empregado poderia ter os atributos nome, categoria, salário, etc."... [FUR].

"Uma entidade tem existência significativa no mundo real. Pode ser um objeto, um indivíduo, um conceito abstrato ou um evento"[VID].

"Entidade é uma coisa concreta ou abstrata existente no sistema e na qual estamos interessados. É algo sobre o qual queremos informações. É aquilo que se apresenta como um todo, alguma coisa que tem existência por si mesma" [SOU].

"Uma entidade é alguma coisa, concreta ou abstrata, no universo de discurso" [ISO].

"Entidade é “qualquer coisa” do mundo real que possui uma existência independente. Uma entidade pode ser um objeto com existência física: uma pessoa em particular, um carro, uma casa ou um empregado, ou pode ser um objeto com uma existência meramente conceitual: uma companhia, um curso numa universidade" [ELM89].

image

Entidade

Nenhum comentário: