domingo, 24 de agosto de 2008

Regra de Restrição de Integridade

Regras de Restrição de Integridade (representam ou modelam Regras de Negócio que restringem as mudanças de estado atuais dos Elementos da Realidade).

Restrição de Integridade ou Regra de Restrição de Integridade, estabelecem procedimentos ou mecanismos a serem respeitados para que os Processos Organizacionais recebam e produzam Informações Consistentes.

image


Visam permitir a representação de Regras de Negócio que se não forem respeitadas a consistência (integridade) do Banco de Dados será prejudicada. Em outras palavras, elas proíbem (restringem) a existência de valores de Dados inválidos, estabelecendo, dessa forma e indiretamente, os válidos.

Exemplo: um Cliente não pode fazer Pedidos além do seu Limite de Crédito.


image



No Modelo Entidade Relacionamento existem os seguintes tipos de Restrição de Integridade com simbologia específica para modelagem de Regras de Restrição de Integridade:

  1. Identificação
  2. Cardinalidade
  3. Repetição
  4. Cobertura

Existem Regras de Restrição de Integridade mais complexas que devem ser representadas no Dicionário de Dados. Nesses casos deve-se identificar no DER que conceito está sendo restringido através de uma notação RI-XXX.

image

image

image

image

Nenhum comentário: