sexta-feira, 5 de outubro de 2007

MYSQL



O MySQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD), que utiliza a linguagem SQL (Structured Query Language - Linguagem de Consulta Estruturada) como interface.

É atualmente um dos bancos de dados mais populares, com mais de 10 milhões de instalações pelo mundo.

1) Histórico:

O MySQL foi criado na Suécia por dois suecos e um finlandês: David Axmark, Allan Larsson e Michael "Monty" Widenius, que trabalham juntos desde a década de 1980. Hoje seu desenvolvimento e manutenção empregam aproximadamente 70 profissionais no mundo inteiro, e mais de mil contribuem testando o software, integrando-o a outros produtos, e escrevendo a respeito do mesmo.

O sucesso do MySQL deve-se em grande medida à fácil integração com o PHP incluído, quase que obrigatoriamente, nos pacotes de hospedagem de sites da Internet oferecidos atualmente.

2) Arquitetura do MYSQL


3) Características:

-Portabilidade (suporta praticamente qualquer plataforma atual);

- Compatibilidade (existem drivers ODBC, JDBC e .NET e módulos de interface para diversas linguagens de programação, como Delphi, Java, C/C++, Python, Perl, PHP e Ruby);

- Excelente desempenho e estabilidade;

- Pouco exigente quanto a recursos de hardware;

- Facilidade de uso;

- Suporte a vários tipos de tabelas (como MyISAM e InnoDB), cada um específico para um fim;
Faltam alguns recursos quando comparados como outros banco de dados, como o PostgreSQL.

- Código aberto e funcionar em um grande número de sistemas operacionais : Windows, Linux, FreeBSD, BSDI, Solaris, Mac OS X, SunOS, SGI, etc; e

- É reconhecido pelo seu desempenho e robustez e também por ser multi-tarefa e multi-usuário. A própria Wikipédia, usando o programa MediaWiki, utiliza o MySQL para gerenciar seu banco de dados, demostrando que é possível utilizá-lo em sistemas de produção de alta exigência e em aplicações sofisticadas.

4) Tipos de tabelas suportadas:

Nenhum comentário: