TerraForum - Gestão do Conhecimento & Portais Corporativos.
Gestão do ConhecimentoAspectos Conceituais e Estudo Exploratório Sobre as Práticas de Empresas Brasileiras José Cláudio C. TerraTese defendida na Escola Politécnica da USP para obtenção do título de Doutor em Engenharia de Produção, 26/03/1999
Índice
ResumoAgradecimentos
Introdução
Considerações iniciais
Objetivos do trabalho
Estrutura do trabalho
A importância do conhecimento como recurso econômico e seu impacto sobre as organizações
Transformações no ambiente econômico mundial e o avanço tecnológico
Crescente importância do conhecimento como recurso econômico
Impacto da indústria de informática e telecomunicações
Reflexões sobre algumas estatísticas e tendências recentes no Brasil
O Conhecimento e a capacidade de inovação como determinantes da competitividade empresarial
Teorias e conceitos fundamentais sobre Aprendizado Conhecimento e Criatividade
Perspectiva Individual
Modelos do processo de aprendizado individual
Processo criativo individual
Conhecimento tácito e intuição
Resumo sintético
Perspectiva Organizacional
Learning organizations e modelos de aprendizagem: a tradição teórica ocidental
Modelo Japonês: "A Empresa Criadora de Conhecimento"
Avaliação Crítica
Características das empresas com uma gestão pró-ativa do conhecimento
Cultura organizacional para a inovação e o papel da alta administração
Regras e normas formais e informais, atitudes, crenças, espaços de trabalho
Papel da alta administração
Organização e os processos de trabalho
Revisão do modelo hierárquico-burocrático
Estruturas Organizacionais que se sobrepõem à estrutura hierárquica-burocrática
Estruturas Organizacionais que procuram romper com a tradição hierárquica-burocrática
Desafios à superação do modelo hierárquico-burocrático e a questão da participação dos trabalhadores
Mecanismos de suporte à Gestão do Conhecimento
Políticas para a administração de recursos humanos
Recrutamento e Seleção
Treinamento
Carreira e Sistemas de Recompensa
Sistemas de informação
Práticas de mensuração de resultados
Inserção no ambiente: aprendendo com outros
Motivadores, tendências e experiências internacionais
A experiência brasileira
Gestão do aprendizado externo à empresa
Metodologia da pesquisa de campo
Modelo conceitual
Natureza do estudo e método empregado
Desenho da pesquisa de campo
Amostragem
Técnica de coleta de dados e organização do questionário
Técnicas estatísticas utilizadas
Discussão sobre a validade e confiabilidade da pesquisa
Resultados
Perfil da amostra
Resultados descritivos sobre a avaliação da Gestão do Conhecimento
Análise de Agrupamentos e testes de independência
Conclusões
Discussão dos resultados e considerações finais
Reflexões suplementares decorrentes deste trabalho
Sugestões para futuras pesquisas
Anexos
Bibliografia
domingo, 9 de março de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário