A atividade de Projeto de Banco de Dados (PBD) ou Modelagem de Banco de Dados (MBD) é estudada a mais de três décadas e vem sendo, ao longo desse tempo, definida por diversos autores.
A seguir são estabelecidas algumas definições de PBD:
- É o processo de desenvolvimento da Estrutura de um Banco de Dados. [TEO82]
- É o processo de determinar a organização de um Banco de Dados, incluindo a sua Estrutura, Conteúdo e Aplicações. [CER92]
- É o processo de projeto da Estrutura Lógica e Física de um ou mais Bancos de Dados para acomodar as Informações necessárias aos Usuários de uma Organização para um definido conjunto de Aplicações. [ELM89]
2) Definição de Projeto de Banco de Dados:
- É a atividade que tem como propósito especificar a Estrutura e o Comportamento de um Banco de Dados (Modelo do Banco de Dados), tendo como ponto de partida os Requisitos de Informação e as Regras de Negócio (Modelo descritivo) inerentes a um determinado Domínio do Problema (Mini-Mundo, Domínio de Conhecimento, Parcela do Mundo Real), com a utilização de Ferramentas de Projeto ou Modelagem (MER, MC-UML, MDR, ...), procurando atender a uma série de critérios de qualidade (Requisitos de Qualidade de Projeto ou Modelagem).
3) Como um Banco de Dados é Projetado ?
Um Banco de Dados é projetado como uma solução para um problema de necessidade de informação persistente e consistente.
Ele é projetado a partir de uma situação no mundo real (Mini-Mundo, Domínio do Problema, Domínio do Conhecimento). Em função da complexidade desse Mini-Mundo, essa atividade normalmente é dividida em fases que geram modelos sucessivos (um a partir de outro) até o modelo final (solução) (Domínio da Solução).
4) Fases de Projeto (Modelagem) de Banco de Dados
Um comentário:
Sim, provavelmente por isso e
Postar um comentário