Projeto Conceitaul de Dados é uma atividade que tem como ponto de partida os Requisitos de Informação e as Regras de Negócio inerentes a um determinado Domínio de Conhecimento (Parcela do Mundo Real, Mini-Mundo ou Domínio de Problema).
Ao interagir com os elementos (entidades, objetos) que constituem o seu Domínio de Conhecimento, o usário (também um objeto) cria conceitos a partir da percepção desses objetos e dos relacionamentos entre eles.
Os objetos de um determinado domínio do conhecimento (mini mundo) estão sujeitos as REGRAS (DE NEGÓCIO), que visam restringir ou controlar (presente), explicar (passado) e prever ou planejar (futuro) o comportamento desses objetos.
O controle desse comportamento é reforçado através da captura de informações (REQUISITOS DE INFORMAÇÃO) sobre as características desses objetos.
As Regras de Negócio e os Requisitos de Informação expressam esses conceitos e que deverão ser identificados no início da fase de Projeto Conceitual de Dados.
O Conhecimento Organizacional pode ser definido como um conjunto de Regras de Negócio e um conjunto de Requisitos de Informação.
Esse é o ponto de partida para a execução do Projeto Conceitual de Dados.
Nessa atividade será utilizado como ferramenta (instrumento) de modelagem (projeto) o Modelo Entidade Relacionamento (ou qualquer outro Modelo de Dados Semântico).
A utilização do Modelo Entidade Relacionamento deverá buscar atender a uma série de Critérios Técnicos de Qualidade (Requisitos Técnicos de Projeto Conceitual de Dados).
O produto final dessa atividade é o Modelo Conceitual de Dados (Modelo do Conhecimento Organizacional), o qual é constituido de:
- Diagrama de Entidade e Relacionamento (DER) ou ERA (Entidade Relacionamento e Atributo) modelando o aspecto estrutural do mundo real;
- Regras de Restrição de Integridade (RI) e um conjunto de Regras de Derivação (RD) modelando o aspecto comportamental do mundo real.
Nenhum comentário:
Postar um comentário