quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Mini-Mundo

Mini-mundo é uma parcela do mundo real de interesse do usuário.

Equivale a Domínio do Problema, Domínio de Conhecimento ou Universo/Domínio de Discurso.

Tudo o que está fora do mini-mundo é porque é irrelevante ou "não existente".

Um mini mundo é um conjunto de fenômenos em interação, onde uma interação também é um fenômeno.

Cada fenômeno possui um estado em um determinado momento do tempo e as mudanças de estado são ocasionadas pelas interações entre os fenômenos de acordo com as leis da natureza.

Fenômenos podem ser elementos da realidade ou interações entre elementos.

Mini-Mundo é uma Parcela do Mundo Real sobre a qual se pretende absorver o Conhecimento Organizacional ou Conhecimento de Negócio (Requisitos de Informação e Regras de Negócio), analisar os problemas existentes, propor alternativas de solução, projetar e implementar uma solução escolhida (Domínio da Solução – Banco de Dados – Estrutura - Comportamento) e, posteriormente, implantar, operar e manter em funcionamento essa solução.

"Domínio de discurso, também chamado de universo de discurso ou domínio de quantificação, é uma ferramenta analítica usada na lógica dedutiva, especialmente na lógica de predicados. Indica o conjunto relevante de entidades as quais os quantificadores se referem. O termo "universo do discurso" geralmente se refere ao conjunto completo de termos usados num discurso específico, isto é, a família de termos semânticos ou lingüísticos que são específicos para uma certa área de interesse. Em Teoria dos Modelos, o termo "universo de discurso" se refere ao conjunto de entidades nas quais um modelo é baseado.

Uma base de dados é um modelo de algum aspecto da realidade de uma organização. É convencional chamar essa realidade de "universo de discurso" ou "domínio de discurso". Wikipédia

5 comentários:

Anônimo disse...

Parabens pelo artigo, estou começando a estudar sobre e me foi muito útil!

Anônimo disse...

vallleu gallera!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Valeuuuu

Unknown disse...

Obrigado, o conhecimento em cima do seu conteúdo será muito útil.

Unknown disse...

Obrigadaa! Vai me ajudar em um trabalho!