sábado, 15 de setembro de 2007

Informação - Fato

Fato é uma interação significativa (informação) que envolve um conceito associativo e adicionalmente 2 ou mais elementos da Realidade.


O termo informação foi introduzido por Shanon em 1948 e tem sido expandido a partir de sua formulação original (puramente matemática) para uma abordagem descritiva das várias características no mundo real.

Informação pode ser definida como a descrição ou medida das propriedades (características ou atributos) de qualquer objeto (entidade ou coisa) ou evento do mundo real e/ou pela organização (estruturação/comportamento) dos relacionamentos entre seus componentes (objetos/eventos) no tempo e no espaço.

Do ponto de vista cognitivo, informação é o que é percebido por um sistema cognitivo e então é representada na forma de conceitos dentro desse sistema cognitivo.

Informação é uma representação simbólica e significativa de características de objetos e eventos que ocorrem no espaço e no tempo.

Informação: Paradigma 1: Informação é um recurso vital a ser administrado, cujo valor é constante ao longo de toda organização. Paradigma 2: (orientado a percepção) o valor da Informação depende diretamente do significado que ela possui para o seu receptor, podendo, em determinados casos, não ter valor algum. A informação não é um fim em si mesma, mas impacta definitivamente a qualidade das decisões tomadas.

Informação é o Dado Interpretado.

Informação = Dado + Significado.


A seguir são apresentadas algumas definições de informação:

  • A informação é um recurso crítico para as empresas, seja qual for o seu ramo (indústria, comércio, educação, etc). Estas organizações estão agora automatizando não apenas suas funções operacionais básicas, mas também suas funções de suporte à gerência. A fim de suportar essas funções as empresas mantém mais e mais informações computadorizadas em bancos de dados e o seu crescimento depende do grau de correção dessas informações..." [FER81]

  • Informação é uma abstração informal, uma vez que não pode ser formalizada através de uma teoria lógica ou matemática, que representa algo significativo para alguém através de textos, imagens, sons ou animação ou seja através de dados. Não é possível processar informação diretamente em um computador. Para isso é necessário reduzi-la a dados. A representação da informação pode eventualmente ser feita por meio de dados. Nesse caso, pode ser armazenada em um computador. Mas o que é armazenado na máquina não é a informação e sim a sua representação em forma de dados. Essa representação pode ser transformada pela máquina - como na formatação de um texto - mas não o seu significado, já que este depende de quem está entrando em contato com a informação. Por outro lado, dados, desde que inteligíveis, são sempre incorporados por alguém como informação, porque os seres humanos (adultos) buscam constantemente por significação e entendimento. Quando se lê a frase "a temperatura média de Paris em dezembro é de 5oC", é feita uma associação imediata com o frio, com o período do ano, com a cidade particular, etc. Note que "significação" não pode ser definida formalmente. Vamos considerá- la aqui como uma associação mental com um conceito, tal como temperatura, Paris, etc. O mesmo acontece quando vemos um objeto com um certo formato e dizemos que ele é "circular", associando - através do nosso pensamento - nossa representação mental do objeto percebido com o conceito "círculo". Uma distinção fundamental entre dado e informação é que o primeiro é puramente sintático e o segundo contém necessariamentesemântica (implícita na palavra "significado" usada em sua caracterização). É interessante notar que é impossível introduzir semântica em um computador, porque a máquina mesma épuramente sintática (assim como a totalidade da matemática). Outros abusos usados no campo da computação, ligados à semântica, são "memória" e "inteligência artificial". Estamos em desacordo com o seu uso porque nos dão, por exemplo, a falsa impressão de que a nossa memória é equivalente em suas funções aos dispositivos de armazenamento computacional, ou vice-versa. John Searle, o autor da famosa alegoria do Quarto Chinês, demonstrando que os computadores não possuem qualquer entendimento, argumentou que os computadores não podem pensar porque lhes falta a nossa semântica. Inspirados pela alegoria de Searle, vamos esclarecer um pouco mais os nossos conceitos. Suponhamos que temos uma tabela de nomes de cidades, meses (representados de 1 a 12) e temperaturas médias, de tal forma que os títulos das colunas e os nomes das cidades estão em chinês. Para alguém que não sabe nada de chinês nem de seus ideogramas, a tabela constitui-se de puros dados. Se a mesma tabela estivesse em português, seria informação, para brasileiros ou portugueses capazes de lê-la. [Setzer]

  • "Informação é uma entidade intangível que serve para reduzir a incerteza sobre algum estado ou evento". [Lucas 82]

  • "Informação é uma entidade que deve ser administrada e que possui um valor intrínseco, o qual pode ser aumentado pela tecnologia da informação, em função da maneira como ela será utilizada em proveito da organização, em ações ou decisões correntes ou prospectivas".

  • "Dados processados e com significado para o receptor".

  • "Transmite conhecimento e tem valor real ou percebido".

  • "É um recurso da organização, como o seu patrimônio e equipamentos".

Nenhum comentário: